domingo, 7 de outubro de 2012

A força da palavra



A palavra, por excelência, é uma ferramenta dotada de poderes incalculáveis, graças aos inúmeros valores semânticos que a ela podem ser atribuídos. Derivada do latim parábola, a palavra é, desde a gênese da humanidade, elemento de criação, recriação e destruição. E assim tem sido ao longo dos tempos, dos colóquios despretensiosos aos discursos mais formais, a sociedade vai sustentando sua evolução (também) por meio da palavra.

E quando essa palavra é arma de opressão e violência camufladas?

Tenho ouvido e lido, com uma frequência absurda, a palavra “pêa” e percebo que nela há mais do que parece. Qualquer dos significados que os seus emissores adotem carrega a marca da repressão.
Pêa, na liguagem do sertanejo, é o apetrecho, fabricado com couro, utilizado para limitar a locomoção dos jumentos, cavalos e burros, a fim de que estes não saiam dos domínios dos seus donos. A pêa é a algema do animal que serve ao seu proprietário, é o cerceamento da sua liberdade. Seria essa a “pêa” de que tanto falam? Estaríamos, nós uauaenses, fadados a vivermos presos, comandados a chicote e vara pelos gestores municipais?

Em outro contexto, a “pêa” remete aos castigos recebidos na infância quando praticávamos alguma peraltice ou desobediência. Essa “pêa” é a surra, que além de alguns hematomas causava-nos um forte temor. Ela simboliza, do mesmo modo, a imposição, a agressão, o medo. Então, é essa a “pêa” que se destina ao povo de Uauá?

Seja lá qual for o significado adotado ele incute a marca do desrespeito, da repressão, da ofensa dissimuladas, afrontando claramente a liberdade e a dignidade do povo. O Brasil lutou por décadas pelo voto direto e livre, pela soberania do povo e hoje estes princípios são negados.

Façamos do voto o que ele é: manifestação da vontade livre, exercício pleno da cidadania!

Erika Jane Ribeiro

Um comentário:

  1. Realmente. A livre expressão nos dá o direito de fazermos nossas escolhas, independente de qualquer coisa! Viva a Democracia!
    Texto Maravilhoso!!!Parabéns POK POK!

    Luis Sena

    ResponderExcluir