quarta-feira, 7 de março de 2012

Mulher Ser


                                                  (imagem do google)

 
Somos mulheres, seres dotados de particularidades enaltecidas pelas mais variadas expressões artísticas e estudadas pelos diversos ramos da Ciência. Sim, somos mulheres e isso basta!
Creio que a tão sonhada igualdade de gênero, o respeito, a valorização só se efetivarão, de fato, quando nos despirmos completamente dos rótulos; quando ousarmos recusar os moldes.
O que é uma data comemorativa frente à batalha que se trava todos os dias na sociedade, no meio acadêmico, no campo profissional e até na própria família? Uma data apenas. Claro que ela carrega uma forte simbologia em nome daquelas que foram queimadas lutando por igualdade, porém outras tantas mulheres são queimadas todos os dias, de todas as formas que a semântica permite.
Quando nos libertamos das rotulações, certamente a igualdade se fará plena! Aí entenderemos que podemos escolher não usar brincos, blush, salto agulha e mesmo assim ser mulher. Compreenderemos que podemos optar por não casar, não ter filhos, não depilar o “canto” e mesmo assim somos mulheres. Perceberemos, finalmente, que podemos namorar, gozar, outras mulheres sem precisar nos fantasiar de Joãozinho, (ou sermos sim um Joãozinho, se preferirmos), mas mesmo assim sermos mulher.
 A liberdade e a igualdade estão, antes de tudo, em nós e se as exteriorizamos em nossas crenças e condutas elas se farão além do nosso corpo e atingirão as mentes que ainda adormecem no preconceito e na ignorância.

Erika Ribeiro

Um comentário: